Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Festivais

Exportar em PDF
  1. Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

    O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem por finalidade contribuir para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais que os fazem

  2. Locais de RealizaçãoRio de Janeiro

    DataAgosto de 2022

    Inscriçõesaté 15 de março de 2022

    ProgramaçãoI – Longa-Metragem 1. Melhor longa-metragem de Ficção 2. Melhor longa-metragem de Documentário 3. Melhor longa-metragem de Comédia 4. Melhor longa-metragem de Animação 5. Melhor longa-metragem Infantil 6. Melhor Direção 7. Melhor Primeira Direção de longa-metragem 8. Melhor Atriz ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA E ARTES AUDIOVISUAIS http://www.academiabrasileiradecinema.com.br 9. Melhor Ator 10. Melhor Atriz Coadjuvante 11. Melhor Ator Coadjuvante 12. Melhor Roteiro Original 13. Melhor Roteiro Adaptado 14. Melhor Direção de Fotografia 15. Melhor Direção de Arte 16. Melhor Efeito Visual 17. Melhor Figurino 18. Melhor Maquiagem 19. Melhor Som 20. Melhor Trilha Sonora 21. Melhor Montagem de Ficção 22. Melhor Montagem de Documentário 23. Melhor longa-metragem Internacional 24. Melhor longa-metragem Ibero-americano II – Curta-Metragem 1. Melhor Curta-metragem de Ficção 2. Melhor Curta-metragem Documentário 3. Melhor Curta-metragem de Animação. III – Série Brasileira 1. Melhor Série Brasileira de Documentário, de produção independente, para TV Paga ou plataforma Ott 2. Melhor Série Brasileira de Animação, de produção independente, para TV Paga ou plataforma Ott 3. Melhor Série Brasileira de Ficção, de produção independente, para TV Paga ou plataforma Ott 4. Melhor Série Ficção, de produção independente, para TV Aberta Serão finalistas os cinco concorrentes mais votados em cada uma das categorias do Grande Prêmio.

    Contato:Academia Brasileira de Cinema

     http://https://academiabrasileiradecinema.com.br/

  3. Edição Anterior

    Premiados: 
    VENCEDORES DO GP DO CINEMA BRASILEIRO 2021

    MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

    A FEBRE, de Maya Da-Rin.

    MELHOR DIREÇÃO

    JEFERSON DE, por M8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA.

    MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

    PACARRETE, de Allan Deberton.

    MELHOR ATOR

    MARCOS PALMEIRA, como BOCA DE OURO, por BOCA DE OURO (de Daniel Filho)

    MELHOR ATRIZ

    MARCÉLIA CARTAXO como PACARRETE, por PACARRETE.

    MELHOR ATOR COADJUVANTE

    JOÃO MIGUEL como MIGUEL, por PACARRETE.

    MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

    HERMILA GUEDES como COSMA e DAMIANA, por FIM DE FESTA(de Hilton Lacerda).

    MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

    BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU, de Bárbara Paz.

    MELHOR FILME PELO VOTO POPULAR

    PACARRETE,de Allan Deberton.

    MELHOR FILME INTERNACIONAL

    JOJO RABBIT, de TaikaWaititi (EUA)

    MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

    O ROUBO DO SÉCULO, Ariel Winograd (Argentina)

    MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

    OS UNDER-UNDERGROUNDS, O COMEÇO, de Nelson Botter Jr.

    MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

    BÁRBARA PAZ, por BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU.

    MELHOR SOM

    RODRIGO FERRANTE, MIRIAM BIDERMAN, ABC e RICARDO REIS, ABC, por BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU.

    MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

    KAREN AKERMAN, por A FEBRE.

    MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

    CAO GUIMARÃES e BÁRBARA PAZ, por BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU.

    MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

    ALLAN DEBERTON, ANDRÉ ARAÚJO, NATÁLIA MAIA e SAMUEL BRASILEIRO, por PACARRETE.

    MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

    JEFERSON DE e FELIPE SHOLL – adaptado da obra “M8: Quando a Morte socorre a Vida”, de Salomão Polakiewicz, por M8 – QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA (de Jeferson De).

    MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

    REPÚBLICA, de Grace Passô.

    MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

    FILHAS DE LAVADEIRAS, de Edileuza Penha de Souza.

    MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

    SUBSOLO, de Erica Maradona e Otto Guerra.

    MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

    BARBARA ALVAREZ, por A FEBRE.

    MELHOR MAQUIAGEM

    TAYCE VALE, por PACARRETE.

    MELHOR FIGURINO

    KIKA LOPES, por BOCA DE OURO.

    MELHOR EFEITO VISUAL

    MARCELO SIQUEIRA, ABC, por A DIVISÃO – O FILME (de Vicente Amorim).

    MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

    RODRIGO FROTA, por PACARRETE.

    MELHOR SÉRIE DOCUMENTÁRIO TV PAGA/ OTT

    MILTON E O CLUBE DA ESQUINA – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Vitor Mafra.

    MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

    10 HORAS PARA O NATAL, de Cris D’Amato.

    MELHOR SÉRIE ANIMAÇÃO TV PAGA/ OTT

    ROCKY & HUDSON: OS CAUBÓIS GAYS – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Erica Maradona.

    MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV ABERTA

    SOB PRESSÃO – PLANTÃO COVID – TEMPORADA ESPECIAL (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington.

    MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV PAGA/ OTT

    BOM DIA, VERÔNICA – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: José Henrique Fonseca.

    MELHOR TRILHA SONORA

    FRED SILVEIRA por PACARRETE.