Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícias

  1. Programação completa da 19° Mostra de Cinema de Tiradentes

    A Mostra de Cinema de Tiradentes divulgou a programação completa de longas e curtas de sua 19ª edição, que acontece entre os dias 22 e 30 de janeiro, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

    LONGAS-METRAGENS

    O festival adotou a temática "Espaços em conflito no cinema brasileiro", que estará presente em grande parte dos filmes da programação e nas mesas de discussão do evento. Ao todo serão exibidos 35 longas-metragens brasileiros em três espaços (Cine-Tenda, Cine BNDES na Praça e Cine-Teatro Sesi) e distribuídos em nove mostras conceituais: Homenagem, Autorias, Aurora, Transições, Cena Mineira, Praça, Bendita, Sessão Debate e  Mostrinha.

     

    O homenageado da Mostra em 2016 é o cineasta Andrea Tonacci, que terá seu filme "Serras da desordem", de 2006, exibido na sessão de abertura do festival, além de sessões de "Bang Bang", de 1970, e "Blábláblá", de 1968. Já o encerramento do evento vai ficar por conta de "Para minha amada morta", de Aly Muritiba, produção paranaense com carreira de destaque em festivais internacionais.

     

    Na principal competição do evento, a mostra Aurora, sete filmes disputam o Júri da Crítica e os prêmios oferecidos pelos parceiros da Mostra: “Animal Político”, de Tião; “Aracati”, de Aline Portugal e Julia De Simone; “Banco Imobiliário”, de Miguel Antunes Ramos; “Filme de Aborto”, de Lincoln Péricles; “Índios Zoró – Antes, Agora e Depois?”, de Luiz Paulino dos Santos; “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança”, de Thiago B. Mendonça; e “TaegoAwa”, de Marcela Borela e Henrique Borela.

     

    Duas mostras inauguradas na última edição do festival em 2015 voltam a ser destaque este ano. A mostra Bendita, que exibe filmes no começo da madrugada no Cine-Tenda, selecionou “Being Boring”, de Lucas Ferraço Nassif, e “O Diabo Mora Aqui”, de Dante Vescio e Rodrigo Gasparini. E a mostra Sessão Debate, na qual os longas são debatidos com o público logo após as exibições, vai contar com sessões de “O Espelho”, de Rodrigo Lima; “Um Salve Doutor”, de Rodrigo Sousa & Sousa; “Garoto”, de Julio Bressane; e “Ralé”, de Helena Ignez.

     

    A mostra Transições traz seis títulos na disputa pelo prêmio do Juri Jovem: "Tropikaos", de Daniel Lisboa; "Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois", de Petrus Cariry; "A noite escura da alma", de Henrique Dantas; "Planeta vermelho", de Dellani Lima; "Jonas", de Lo Politi; e "Urutau", de Bernardo Cancella Nabuco. Já a mostra Autorias apresenta obras de diretores veteranos como Walter Lima Jr ("Além das sombras"); Ruy Guerra ("Quase memória") e Maria Augusta Ramos ("Futuro junho"). A exibição de "Introdução à música do sangue", de Luiz Carlos Lacerda, compõe a mostra Cena Mineira.

     

    Com exibições ao ar livre, no centro de Tiradentes, a mostra Praça selecionou cinco longas para sua programação: “Campo Grande”, de Sandra Kogut; “Geraldinos”, de Pedro Asbeg e Renato Martins; “Invasores”, de Marcelo Toledo; “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz; e “Santo Daime – Império da Floresta”, de André Sampaio. Completando a seleção de longas da edição de 2016, a Mostrinha, dedicada ao público infantil reserva a pré-estreia de "O que queremos para o mundo", de Igor Amin; além de sessões de "Últimas conversas", de Eduardo Coutinho; e "As aventuras do avião vermelho", de Frederico Pinto e José Maia. 

     
    CURTAS-METRAGENS

    Espaço de descobertas, riscos e tendências do cinema brasileiro, a programação de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes segue como um dos principais eixos da programação. 

    A 19ª edição do evento exibirá 81 filmes de curta duração, vindos de 12 Estados do país e divididos em nove seções temáticas. A edição 2016 da Mostra acontece na cidade histórica mineira entre os dias 22 e 30 de janeiro, com exibições gratuitas nos três espaços instalados para o evento: Cine BNDES na Praça (Largo das Fôrras), Cine-Tenda e Cine-Teatro Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves.

    Os curtas foram selecionados pela equipe formada por Cléber Eduardo, Francis Vogner e Pedro Maciel Guimarães, que analisaram centenas de inscritos para chegar à lista final. Há títulos do Ceará (1), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (25), Paraíba (2), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2) e São Paulo (27).

    As seções nas quais os filmes vão ser exibidos são a Mostra Foco (9 curtas), a ser avaliada pelo júri da crítica;Panorama (19 curtas), Dissonâncias (4), Espaços em Conflito (7), Praça (12), Cena Mineira (5), Cena Regional (13),Formação (8) e Mostrinha (4).

    Uma das novidades deste ano é a Mostra Espaços em Conflitos, que se relaciona diretamente com o tema central da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes e apresenta filmes que problematizam as relações de embate na sociedade brasileiro contemporânea, em termos sociais, econômicos e políticos. “São filmes que parecem reagir, temática e formalmente, e ainda não se sabe se momentaneamente ou se por prazo mais longo, a uma dinâmica de contemporaneidade cercada de brutalidades e crises de toda ordem, sempre com contundência”, diz Francis Vogner, um dos curadores de curtas.

    Para Pedro Maciel, outro dos curadores, chama atenção este ano a duração mais longa de boa parte dos inscritos. “Primeiro reflexo disso é a diminuição dos curtas a serem apresentados, o que não é de todo negativo, pois a Panorama consegue ao mesmo tempo dar uma visão geral sobre a produção brasileira e elevar a qualidade dos filmes mostrados”, diz Pedro. E completa: “A tendência de outros anos que se confirma em 2016 é a mescla entre filmes de realizadores já consagrados, nos formatos de curtas e até longas, e filmes de diretores iniciantes, alguns ainda terminando o percurso acadêmico”.

    Na Mostra Foco, a ser avaliado pelo júri da crítica e cujo ganhador leva o Troféu Barroco e prêmios de parceiros do festival para o incentivo a novas produções, os filmes oferecem propostas de experimentação e desafio à apreensão. “Temos, na Foco deste ano, 8 filmes inéditos, o que reafirma essa mostra como plataforma de lançamento de curtas brasileiros. Notamos ainda nestes trabalhos possíveis ensaios para longas-metragens, devido à forma desses filmes, da maturidade narrativa e também pela metragem”, diz Pedro Maciel.

    Relação dos curtas em ordem alfabética:

    À PARTE DO INFERNO, de Raul Arthuso - SP (Mostra Espaços em conflito)

    A SAÍDA DA FÁBRICA, de Lucas Florêncio Guerra - SP (Mostra Panorama)

    A VEZ DE MATAR, A VEZ DE MORRER, de Giovani Barros - MS (Mostra Foco)

    A VISITA, de Leandro Corinto - RJ (Mostra Praça)

    AINDA ME SOBRA EU, de Taciano Valério - PE (Mostra Foco)

    ANÊMONA, de Felipe Santo - SP (Mostra Formação)

    AONDE VAI, ANA, de Cauã Dias Baptista - RJ (Mostra Formação)

    AQUELES CINCO SEGUNDOS, de Felipe Saleme - MG (Mostra Dissonâncias)

    ATÉ A CHINA, de Marão - RJ (Mostra Praça)

    BÁ, de Leandro Tadashi - SP (Mostra Praça)

    BILI COM LIMÃO VERDE NA MÃO, de Rafael Conde - MG (Mostra Cena mineira)

    BOM DIA CARLOS, de Gurcius Gewdner - SC (Mostra Dissonâncias)

    BORRA, de CARLOS SEGUNDO - MG (Mostra Panorama)

    BREU, de Paulo Moraes - MG (Mostra Regional)

    CABRITO, de Luciano de Azevedo - MG (Mostra Regional)

    CAIU UM HOMEM ALI NO QUINTAL, de Ana Clara Nunes Roberti - MG (Mostra Regional)

    CAMPANA, de Gian Orsini - PB (Mostra Panorama)

    CHUTES, de Gustavo Vinagre - SP (Mostra Panorama)

    CLARA E A LUA, de Beatriz Pomar - SP (Mostrinha)

    COMO ERA GOSTOSO MEU CAFUÇU, de Rodrigo Almeida - PE (Mostra Panorama)

    CONTRAPLANO, de Leonardo Good God - MG (Mostra Panorama)

    CRONICAS DO MEU SILENCIO, de Beatriz Pessoa - SP (Mostra Formação)

    CUMIEIRA, de DIEGO BENEVIDES - PB (Mostra Panorama)

    DE PÁSSAROS E INFÂNCIA: MARIA, de Mariana de Lima Siqueira - GO (Mostrinha)

    DISPENSA DOAMOR MECÂNICO, de Walter Fernandes Jr. - RJ (Mostra Panorama)

    DOIS PÁSSAROS, de Fabio Andrade - RJ (Mostra Panorama)

    ECLIPSE SOLAR, de Rodrigo de Oliveira - ES (Mostra Foco)

    ELE OU ELA, de Otávio Neves e Samuel Gianasi - MG (Mostra Cena regional)

    ELEGIA, de Mariana Costa - MG (Mostra Formação)

    ENCONTRO DOS RIOS, de Renata Spitz - RJ (Mostra Foco)

    ENQUADRO, de Lincoln Péricles - SP (Mostra Espaços em conflito)

    ENTRE CASAS, de Luden Viana - SP (Mostra Espaços em conflito)

    ENTRE IMAGENS - INTERVALOS, de Andre Fratti Costa e Reinaldo Cardenuto - SP (Mostra Foco)

    EU VOU ME PIRATEAR, de Daniel Favaretto e Dudu Quintanilha - SP (Mostra Panorama)

    FANTASIAS DE PAPEL, de Tetê Mattos - RJ (Mostra Praça)

    FORT ACQUARIO, de Pedro Diógenes - CE (Mostra Espaços em conflito)

    FOSSA, de Samuel Fortunato - MG (Mostra Regional)

    HETERÔNIMO, de Vitor Medeiros - RJ (Mostra Panorama)

    IMHOTEP, de Leo Pyrata - MG (Mostra Cena mineira)

    LEMBRANÇAS DE MAYO, de Flávio C. von Sperling - MG (Mostra Panorama)

    LEVANTE, de Jader Chahine e João Paulo Bocchi - SP (Mostra Foco)

    LIBAÇÃO, de Luiz Cruz - SP (Mostra Dissonâncias)

    LIGHTRAPPING, de Marcio Miranda Perez - SP (Mostra Foco)

    LÚCIDA, de Fabio Rodrigo Aparecido dos Santos - SP (Mostra Panorama)

    MADREPÉROLA, de Deise Hauenstein - RS (Mostra Praça)

    MANCHA DE SANGUE NO PORCELANATO, de Fernanda Sales Rocha - SP (Mostra Formação)

    MARLENE - HISTÓRIAS DE UM FORRÓ, de Jéssica Faria Ribeiro - MG (Mostra Regional)

    MELANCIA, de Lário Ferreira - PE (Mostra Panorama)

    NOITE ESCURA DE SÃO NUNCA, de Samuel Lobo - RJ (Mostra Foco)

    O CASTELO, de Alexandre Wahrhaftig, Guilherme Giufrida, Helena Ungaretti, Miguel Antunes Ramos - SP (Mostra Espaços em conflito)

    O EPITÁFIO DO ANDAR PERDIDO, de Rodrigo Maia e Welington Oliveira - MG (Mostra Regional)

    O MELHOR SOM DO MUNDO, de Pedro Paulo de Andrade - SP (Mostrinha)

    O QUEBRA CABEÇA DE TARIK, de Maria Leite - MG (Mostra Praça)

    O ROSTO DA MULHER ENDIVIDADA, de Renato Sircilli e Rodrigo Batista - SP (Mostra Foco)

    O ÚLTIMO VERSO, de Nicoly Pinto de Oliveira - MG (Mostra Regional)

    ORQUESTRA INVISÍVEL LET'S DANCE, de Alice Riff - SP (Mostra Praça)

    OS FILMES QUE MORAM EM MIM, de Caio Sales - PE (Mostra Dissonâncias)

    OS INTRUSOS, de João Gabriel Villar - SP (Mostra Panorama)

    OUTONO CELESTE, de Iuri Minfroy - RS (Mostra Praça)

    PÉ SEM CHÃO, de Sérgio Ricardo - RJ (Mostra Espaços em conflito)

    PONTA DO DRAGÃO, de Renan Blah - SC (Mostra Formação)

    PRENOME WALTER, de Leonardo Amaral & Roberto Cotta - MG (Mostra Cena mineira)

    QUINTAL, de André Novais Oliveira - MG (Mostra Panorama)

    RESGUARDO, de Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo - MG (Mostra Regional)

    ROSINHA, de Gui Campos - DF (Mostra Praça)

    ROUPA DE BAIXO, de Lara Dezan - SP (Mostra Praça)

    RUA 36 - 36TH STREET, de Adriano Botti - MG (Mostra Regional)

    SE ESSE FILME FOSSE MEU, de Beatriz Craveiro - SP (Mostra Praça)

    SENHORA DO MONTE CARMELO, de Thiago Morandi - MG (Mostra Regional)

    SOPRO, UIVO E ASSOBIO, de Bernard Lessa - RJ (Mostra Panorama)

    TATAME, de Felipe Fernandes e Daniel Nolasco - RJ (Mostra Panorama)

    TERRITÓRIO, de Iris Junges - SP (Mostra Espaços em conflito)

    TIÃO PAINEIRA, 86 JANEIROS, de Thiago Morandi - MG (Mostra Regional)

    UM POUCO A MAIS, de Aleques Eiterer - MG (Mostra Cena mineira)

    UMA PAUSA PRA UM CAUSO E OUTRA PRO CAFÉ, de Altiere Leal - MG (Mostra Regional)

    USP 7%, de Daniel Mello & Bruno Bocchini - SP (Mostra Praça)

    VÊNUS, de Antonio Canto Porto - SP (Mostra Formação)

    VENTO, de Betânia Furtado - RS (Mostrinha)

    VERDE VIOLETA, de Rafaela Arrigoni - RJ (Mostra Panorama)

    VESTIBULAR, de Toti Loureiro e Ruy Prado - SP (Mostra Formação)

    VOLTA PARA CASA, de Rodrigo Molinsky - MG (Mostra Cena mineira)

    Para conferir a programação, locais e datas de exibição, além de todas as informações acesse o site da Mostra de Cinema de Tiradentes.

  2. Ancine renova programas de apoio ao cinema brasileiro em eventos internacionais

    A Ancine renovou, por meio de duas portarias publicadas nessa terça-feira, 5/1, no Diário Oficial da União, seus dois programas de apoio voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional. Assim, continuam em pleno vapor em 2016 o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que auxilia com serviços e recursos financeiros curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops; e o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios, que concede auxílio financeiro para viabilizar a presença de representantes de produtoras independentes em eventos de mercado e encontros de negócios.

    Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais

    Ao longo de 2015, o programa da Ancine ajudou a viabilizar a presença de filmes e projetos brasileiros em um total de 70 eventos internacionais nos cinco continentes, atendendo a solicitações de 169 inscrições com concessões diversas como apoio financeiro, confecção e remessa de cópias legendadas. Para este ano, o programa amplia o seu escopo passando a contemplar um número ainda maior de eventos ao longo do ano. A lista agora inclui 95 festivais internacionais e 35 laboratórios ou workshops.

    De acordo com o regulamento, como padrão, serão concedidos no máximo três apoios por evento, com exceção para os festivais de Roterdã, Sundance, Clermont Ferrand, Miami Internacional, Bafici, Oberhausen, Toulouse, Annecy, Locarno, Toronto, San Sebastian, Biarritz, IDFA, Roma, Havana e Santa Maria da Feira; e para os laboratórios Co Production Market Berlim, Toulouse, BAL, DocMontevideo e San Sebastián, para os quais poderão ser concedidos apoios para até cinco filmes; e para os três festivais mais importantes do circuito, os de Cannes, Berlim e Veneza, nos quais o Programa poderá apoiar até sete filmes.

    Um mesmo filme pode receber até cinco apoios do Programa durante toda a sua trajetória internacional, independentemente do ano. O Programa conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento da lista: apoio A - confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B - envio de cópia e apoio financeiro; C - envio de cópia.

    O regulamento especifica ainda critérios objetivos para a concessão de apoios nos casos onde houver solicitações para além do limite estabelecido: quando os apoios forem pedidos para mostras distintas dentro da programação do festival, será pedido que o Festival determine quais mostras prefere priorizar; quando os apoios forem pedidos dentro de uma mesma mostra, será dada prioridade ao filme que tiver recebido menos apoios totais do Programa até o momento deste evento; e caso os itens acima não resolvam a diferença, o apoio será concedido por ordem cronológica do recebimento dos pedidos.

    Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios

    Em 2015, o Programa da Ancine viabilizou a participação de 157 profissionais em 19 eventos internacionais (11 na Europa, 4 na América do Norte, 1 na África, 1 na Ásia, e 2 na América do Sul).

    Podem requerer o apoio do Programa os representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na Ancine que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido, ou ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido. Cada empresa poderá ser contemplada com no máximo três apoios por ano, e não poderá pedir apoio para o mesmo evento por três anos consecutivos.

    As solicitações devem ser realizadas no prazo máximo de 45 dias antes do início de cada evento, com exceção expressa apenas para o European Film Market/Festival de Berlim e para o Kidscreen, para os quais a antecedência é de 25 dias. A lista de eventos contemplados pelo programa traz o número máximo de apoios a serem concedidos para cada um deles e nos casos em que o número de pedidos de apoio cumpridores dos requisitos obrigatórios exceda este número, será realizado processo de seleção, a partir de um sistema objetivo de pontuação descrito no item 1.3 do regulamento.

    Inscrições

    As solicitações de apoio para ambos os programas devem ser efetivadas por meio do Sistema de Apoio Internacional no Portal Ancine. O sistema, implantado em fevereiro do ano passado, elimina a necessidade de envio de formulários e anexos por e-mail, garante mais agilidade e segurança e dinamiza as solicitações direcionadas aos programas de apoio geridos pela Assessoria Internacional da ANCINE.

  3. Inscrições abertas para o 6º FICIC - Festival Internacional de Cinema Independente de Cosquin

    Estão abertas as inscrições para a sexta edição do FICIC - Festival Internacional de Cinema Independente de Cosquin, que acontece em maio de 2016, em Cosquin, na província de Córdoba, na Argentina. O festival promove mostras competitivas para curtas e longas-metragens e aceita inscrições até o dia 1º de fevereiro.

    Para a Competição Oficial de longas-metragens de ficção, serão aceitos filmes com duração superior a 60 minutos, assim como para a mostra competitiva voltada para longas documentários. No caso dos curtas-metragens, a competição oficial não faz distinção de gênero e recebe obras com até 30 minutos. Todas estas mostras estão abertas a produções de realizadores de qualquer nacionalidade e as obras inscritas devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2014.

    O evento promove ainda o Concurso Curtas de Escola, voltado a estudantes de escolas e universidades de cinema e TV da Argentina.

    Inscrições

    Os interessados devem preencher o
    formulário de inscrição, disponibilizado no site, e enviar seu material preferencialmente por meio da plataforma Movie Beta Festival. Também é aceita a inscrição por via postal, de acordo com as disposições do regulamento.  Filmes em língua estrangeira deverão ser legendados em espanhol.

    Para mais informações, acesse o site do
    FICIC - 6° Festival Internacional de Cinema Independente de Cosquin.

    Via
    Ancine

  4. Inscrições abertas para o 19° Festival de Málaga

    O Festival de Málaga Cine Epañol está com inscirções abertas para sua próxima edição, que será realizada na cidade de Andaluzia de 22 de abril a 01 de maio de 2016.

    A chamada para inscrições destaca a competência do território latino-americano, dedicando a categoria de cinema latino-americano que podem ser inscritos filmes ou animações produzidas em países de língua espanhola da América Latina e finlaizado após a 1 de Janeiro de 2015 e que não tenham sido libertados comercialmente na Espanha. Esta categoria apresentará os prêmios de melhor filme (beneficiados com 8.000 euros em dinheiro) e melhor diretor, ator, atriz e um prêmio especial do júri e uma pública.

    O cinema latino-americano também tem um lugar nas seções de documentários longas e curtos, reservadas para produções com tema espanhol ou latino-americana feitas após 01 de janeiro de 2015 e não tenham sido lançado comercialmente em Espanha.

    O período de inscrição termina em 20 de fevereiro de 2016 em todas as categorias com exceção da categoria Documentários em competição, cujo prazo termina em 20 de Janeiro de 2016. Os formulários com mais informações e fichas de inscrição estão disponíveis no site do concurso.

    Em 2014, o mexicano "O início dos tempos," Bernardo Arellano, foi premiado com o Biznaga Prata para Melhor Filme Território Latino-Americana.

  5. Cine en Construcción abre seu período de inscrições para 29°edição

    Estão abertas as inscrições para a 29° edição do Cine en Construcción, encontro semestral organizado conjuntamente pelos festivais Cinélatino e San Sebastián, a ser realizado na cidade francesa de Toulouse entre os dias 16 e 18 de Março de 2016.

    Serão aceitas as obras de ficção com maioria ou minoria produção latino-americana e que já foram filmados, mas estão tendo dificuldades com o processo de pós-produção. Ao todo seis filmes serão selecionados para serem apresentados a 300 profissionais de cinema, com a intenção de acelerar a sua conclusão e distribuição na Europa.

    Nesta nova edição será entregue o Premio Cine, um valor de 58.850 euros em serviços de pós-produção, legendagem, exposição e promoção por parte das empresas colaboradoras.

    O prazo para inscrições registro é 20 de janeiro de 2016 e o formulário de inscrição está disponível no site da Cinélatino-Rencontres de Toulouse.

  6. Inscrições abertas para workshop com agentes do mercado audiovisual europeu

    Estão abertas até 4 de janeiro de 2016 as inscrições para o workshop EAVE on Demand, organizado pelo Cinema do Brasil, que acontece de 26 a 29 de janeiro na cidade de São Paulo.

     

    São 09 vagas para produtores que estejam trabalhando em projetos com forte potencial internacional e tenham interesse em participar da rede européia de empreendedores do audiovisual, a EAVE (European Audiovisual Entrepreneurs). Serão oferecidas passagem e hospedagem aos produtores selecionados que residam fora da cidade de São Paulo.

     

    Os tutores já confirmados são: a produtora belga Diana Elbaum; o consultor francês de roteiros Jacques Akchoti; e a consultora francesa especializada no mercado internacional e vendas, Didar Domehri.

     

    O workshop será composto de atividades diversas, entre elas, master class e encontros individuais. Serão dois dias de master class e dois dias de trabalho em grupo com os participantes.  A programação completa será enviada aos selecionados no mês de janeiro.

     

    Inscrições

    Os interessados devem enviar para info@cinemadobrasil.org.br : portfolio da empresa, currículo com resumo da experiência do produtor (principalmente em eventos internacionais de cinema), portfolio do projeto (sinopse, tratamento, estimativa de orçamento de produção e plano financeiro) e carta de motivação que enfatize suas expectativas em relação ao workshop. Todas as informações devem ser enviadas em inglês.

    Os selecionados serão comunicados do resultado no final no mês de janeiro.

    Via Ancine

  7. Inscrições abertas para o 64º Festival Internacional de Cinema de Trento

    Estão abertas as inscrições para o 64º Festival Internacional de Cinema de Trento, que acontece de 28 de abril a 8 de maio de 2016 na cidade italiana homônima . O festival privilegia obras sobre aventura, exploração e atividades relacionadas à prática do montanhismo. O objetivo é promover conhecimento e proteção ambiental em áreas de turismo ecológico, mostrando sua importância social e histórica, promovendo divulgação de diferentes lugares e culturas.

     

    O festival conta com a mostra competitiva internacional, carro-chefe do evento, e também com mostras não competitivas, como Terre Alte, Alp&ism e Orizzonti vicini. Além da exibição dos filmes, outras programações especiais análogas ao tema também estão previstas.

    São aceitos filmes de qualquer duração e nacionalidade, desde que abordem os temas propostos, sejam inéditos no evento e tenham sido finalizados depois de janeiro de 2014

     

    Inscrições

     

    As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de janeiro, para filmes produzidos em 2014 e 2015, e 20 de fevereiro, para filmes finalizados em 2016. O candidato deve preencher um formulário de inscrição no site do evento. As obras podem ser enviadas pela internet ou por via postal, para o endereço que consta no site do evento.

    Filmes em português deverão ser legendados em inglês ou enviados com transcrição dos diálogos, também em língua inglesa. Confira as disposições completas do regulamento.

     

    Premiação

    Os filmes selecionados serão avaliados por um júri internacional, que concederá diversos prêmios, entre eles, o Grande Prêmio “City of Trento”, para a obra que melhor sintetizar os objetivos culturais que norteiam o evento, aliado à qualidade artística; o “Club Alpino Italiano”, para o melhor filme sobre montanhismo; e o “Cidade de Bolzano” para o melhor filme em exploração ou aventura.  Longas-metragens, com mais de 60 minutos, também poderão concorrer ao prêmio de melhor filme pelo júri popular.

     

    Para mais informações sobre o Festival Internacional de Cinema de Trento, acesse o site oficial do evento.

    Via Ancine

  8. Inscrições abertas para Cabíria, prêmio de roteiro para histórias protagonizados por mulheres

    O Prêmio Cabíria, para roteiros de longa-metragem com boas protagonistas femininas, está com inscrições abertas até o dia 8 de janeiro de 2016. O projeto criado pela cineasta Marília Nogueira sairá do papel devido a uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo.

     

    O objetivo do prêmio é trazer visibilidade a bons roteiros com protagonistas femininas para que essas histórias tenham mais chances de conseguir financiamento e chegar às telas.

     

    As inscrições devem ser feitas no site do Cabíria, seguindo as orientações do regulamento.Tanto homens quanto mulheres, maiores de 18 anos, podem se inscrever. Os roteiristas devem ser identificados por pseudônimos nas capas dos roteiros inscritos. Serão aceitos roteiros de filmes de longa-metragem de ficção, com um mínimo de 70 e um máximo de 120 páginas, escritos em português, espanhol ou inglês.

     

    A taxa de inscrição é de R$50 por roteiro, sendo permitida a inscrição de no máximo três por pessoa. Roteiristas mulheres têm direito a 50% de desconto na taxa.

     

    Premiação

    O vencedor do prêmio receberá R$10 mil. O segundo colocado ganha um curso no Centro Cultural B_arco, no valor de R$600. Já o terceiro lugar terá acesso a um resumo do parecer da comissão de seleção sobre seu roteiro. Este prêmio também estará disponível para os outros dois vencedores.

    O resultado final do concurso será divulgado em março. Para mais informações, acesse o site do Cabíria.

    Via Ancine

  9. Apoio a Videobrasil

    O ano de 2015 foi importante para a Associação Cultural Videobrasil, marcado pela inauguração do Galpão VB, espaço desenhado para ativar a coleção de vídeo construída nas três décadas do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. O Galpão VB se torna a concretização do desejo de abrir e compartilhar o Acervo e de proporcionar um espaço para as trocas entre a comunidade artística e o público, nos intervalos em que o Festival se desenvolve entre suas edições. 

    Para manter o espaço e as atividades do Galpão VB, foi montado um plano de sustentabilidade que prevê captação de recursos via projetos e editais, mas também por meio do apoio direto da comunidade artística e da sociedade em geral.

    Conheça mais sobre a Videobrasil e veja como participar aqui: http://site.videobrasil.org.br/apoio

  10. Inscrições abertas para o Cinema Jove - Festival Internacional de Valencia

    Nascido como um evento dedicado à educação cinematográfica, alguns anos se torna um festival dedicado a profissionais de cinema jovens, mas, sem nunca perder sua seção educacional (agora chamado de Encontro da Juventude Audiovisual).

    O Festival acontece na cidade de Valencia, Espanha, entre os dias 17 e 24 de Junho de 2016. Podem participar longas e curtas produzidos a partir de Janeiro de 2015. O prazo para inscrição dos filmes termina em 15 de abril de 2016.

    Link para inscrição: http://www.cinemajove.es/inscripciones/